História da borboleta com fotos Parte 1/3 (Tendo a ideia)

Esta é uma história que quero contar à minha família, aos amigos distantes, do dia a dia, aos contatos profissionais, aos setores de bolsa de estudo de universidades, às pessoas recém conhecidas, aos italianos, aos holandeses e aos quenianos que fiz amizade, acima de tudo, aqueles que querem saber como a borboleta surgiu e se transformou,  com uma liguagem só, adequada para todos.

—————————————->>>

Em agosto de 2006 vi uma foto que me fez deixar o estágio que fazia durante o curso de tecnologia mecânica em projetos depois de 2 semanas e começar a desenhar algo chamado bici-taxi, o estágio não era tão importante assim para aquilo que queria fazer que era projetar:

Provavelmente em Bogotá

Pensei sobre o uso de triciclos e cheguei a conclusão que havendo a necessidade de carregar cargas com a bicicleta que excedessem a capacidade dos bagageiros as pessoas prefeririam um reboque que pudesse ser acoplado a bicicleta no momento da necessidade a um triciclo de carga que dentre outras coisas custaria mais caro, ocuparia mais espaço e seria incoveniente de se transitar vazio, portanto resolvi fazer um reboque que pudesse ser retirado da bike a qualquer instante deixando-a livre e leve para passeios.

Há a vantagem de se poderem possuir quantos engates (pequena peça que fica na bicicleta para receber o reboque) quiserem, para que os membros de uma família ou grupo de amigos compartilhem o reboque.

1° protótipo:

Primeiro reboque saiu depois de uma longa e pouco útil reflexão que me levou a usar um sistema de inclinação complexo que seria abandonado na primeira volta,  (out. de 2008):

Na frente da serralheria do Carlão que fez (quase) tudo

Antes do primeiro protótipo:

Mas antes de fazer o primeiro protótipo pensei em ideias que decidi não contruir:

primeiros rascunhos, ainda um triciclo

Este modelo abaixo foi o primeiro que desenhei, ele que deu origem ao nome borboleta, pois esta “capsula” que se vê poderia ser inclinada para trás ou deitada e a sobreposição dessas configurações dava a impressão de uma borboleta, meu pai concordou e foi dado o nome!Fiz “pesquisas de mercado” com os amigos da faculdade antes de fazer a primeira versão em 2008.

segurança em primeiro lugar

Este desenho me fez fazer muitas contas e aprender um pouco sobre o MatLab (programa sofisticado para calculos sofisticados de matemática para aplicações complexas, não era o caso, perdi tempo)

"Modelo de partes rosqueadas" cada membro da cadeira seria rosqueado

Voltando para a vida prática, na época da contrução do primeiro prot. decidi que queria registrar a ideia de um reboque para bicicleta, uma foto dessa patente chamada “Reboque para Bicicletas”:

aprendi muito sobre leis de patente e textos técnicos, aqui dá para se ter uma ideia das configurações que a "cápsula" poderia assumir.

Eu depositei a patente sem antes pesquisar nos bancos de dados que hoje sei que estão na internet. Num belo dia resolvi pesquisar, e descobri que havia uma invenção semelhante. Fiquei triste por ter de abandonar a ideia e logo em seguida feliz pois, vi um banco no qual meu pai apoiava o pé na sala.

Um belo banco de madeira daqueles dobráveis que pescadores usam. Tive a ideia de colocar um desses sobre uma plataforma de um reboque para bicicleta.

E assim surgiu o 2° protótipo:

Sr. Osmar que ajudou muito e eu. Comecei a aprender com ele como trabalhar o aço.

Meu pai, Sr. Donato, ajudando a determinar os ângulos, maracujá atrás.

Fiz novos amigos, como o MIG, o João Lacerda e o Willian Cruz.

Inauguração da Ciclofaixa dos Parques na cidade de São Paulo 30-ago-2009

Amigos andando juntos.

De agora em diante a borboleta terá a mesma essencia e somente será simplificada e testada.

Anúncios

2 comentários sobre “História da borboleta com fotos Parte 1/3 (Tendo a ideia)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s